Por Fernando Valeika de Barros da EXAME
A temporada de Fórmula 1 terminou em outubro, mas os amantes da velocidade podem matar a saudade da melhor forma possível: pilotando nas mesmas pistas onde nomes como Fernando Alonso e Felipe Massa disputam o campeonato mundial. Circuitos famosos, como Spa-Francorchamps, na Bélgica, ou Nürburgring, na Alemanha, estão abertos a turistas dispostos a pagar preços que podem ultrapassar 1 700 euros para dar uma volta. Estão disponíveis para o piloto amador carros esportivos, como Porsche 911 Carrera 2 e Ferrari F355, bólidos de Fórmula 3 e até mesmo autênticos carros de Fórmula 1. Nesses casos, o preço sobe muito. Como acontece nas estações de mergulho, porém, é preciso fazer um curso preparatório para ganhar o direito de entrar no cockpit de um Fórmula 1. A boa notícia é que esses cursos estão disponíveis nas próprias pistas. Em quase todos esses circuitos, é possível também entrar com um carro de passeio. Os contratos-padrão usados pelas locadoras de automóveis, no entanto, normalmente trazem cláusulas que impedem a entrada de seus veículos em pistas de competição. Para evitar problemas, é bom advertir a empresa de suas intenções e solicitar um novo termo antes de sair da loja. EXAME fez uma seleção das pistas que têm programas de pilotagem para visitantes.
Magny-Cours (15 km ao sul de Nevers, no centro da França, a 260 km de Paris)
• Quanto custa Apartir de 1793 euros
• Quem organiza Webcarcenter, www.webcarcenter.com poucos autódromos oferecem tantas possibilidades para um amador acelerar fundo como Magny-Cours. Ao lado da pista atualmente utilizada na F1 foi construído o Circuito Club, com 2 530 metros de comprimento e largura de 10 metros, onde é possível aprender os segredos de bólidos como Arrows A18, Benetton B198 e Larrousse LH94, todos autênticos Fórmula 1, em um estágio de formação de pilotos que começa às 7h45 da manhã e termina com entrega de diplomas e champanhe. Antes de chegar aos F1, porém, o novato aprende a pilotar um carro de Fórmula 3, mais simples de dirigir. No total são 66 quilômetros e um dia inteiro no autódromo, entre aulas teóricas e, pelo menos, 18 voltas completas nos carros do curso. Os candidatos a piloto devem ter mais de 25 anos, no máximo 1,95 metro de altura e pesar menos de 105 quilos.
Le Mans (no Vale do Loire, a 209 km de Paris)
• Quanto custa Duas voltas por 185 euros
• Quem organiza Le Mans Driver, www.lemansdriver.fr pertinho dos castelos e dos vinhos do Vale do Loire, o autódromo de Le Mans oferece a possibilidade de aprender os segredos da pilotagem esportiva em parte do asfalto em que ocorre a prova de resistência automobilística mais famosa do planeta. Em 26 e 27 de abril, 27 de setembro e 19 de outubro, haverá a possibilidade de descobrir os segredos da pista num carro da Fórmula Renault, com 180 cavalos e câmbio seqüencial de seis velocidades, pelo traçado de 2 900 metros da pista Maison Blanche. O estágio custa 370 euros, incluindo explicações técnicas, fornecimento de capacete, luvas e sapatos especiais.
Spa-Francorchamps (a 36 km de Liège, na Bélgica)
• Quanto custa Apartir de 135 euros por três voltas (impostos não incluídos)
• Quem organiza Aempresa do ex-piloto Marc Duez,www.marc-duez.be considerado o melhor traçado da F1 por dez entre dez pilotos, o autódromo onde acontece o GP da Bélgica abre suas portas aos amadores em datas determinadas.Nesses dias de pista liberada, a entrada acontece a partir das 7 horas da manhã.Os carros podem rodar em sessões de 25 minutos. Para quem quiser participar de apenas parte do programa, as tarifas são de 135 euros por três voltas e 185 euros por seis (impostos não incluídos). Os pilotos são divididos em três grupos: iniciantes, experimentados e profissionais.
Autódromos Jean-Pierre Beltoise, em Trappes, e Val d’Or, em Satory (nos arredores de Paris)
• Quanto custa De 188 euros a 199 euros
• Quem organiza www.webcarcenter.com aproposta é tentadora: em um único dia pilotar um P orsche 911 Carrera 2, um Maserati GranSport e uma Ferrari F355, três carros capazes de acelerar de 0 a 100 km/h em 5 segundos.Ou uma Lamborghini Gallardo, capaz de chegar a 314 km/h, por cinco voltas. O cenário para as duas aventuras são os 2 000 metros de uma pista desenhada pelo próprio Jean-Pierre Beltoise, célebre piloto francês dos anos 70. O traçado combina longas linhas retas entrecortadas por chicanes, em Trappes, nos arredores de Paris.Outra possibilidade é fazer o mesmo programa no autódromo do Val d’Or, em Satory, não muito distante do Palácio de Versalhes. Nos dois autódromos, o programa é idêntico: dura cerca de 2 horas, com o acompanhamento de um instrutor, que fará um briefing e um reconhecimento da pista a seu lado num jipão Hummer H2. Esse profissional acompanhará os turistas em suas voltas, no banco do passageiro.
Nürburgring (perto de Nürburg, a 174 km de Frankfurt ou 86 km de Colônia, na Alemanha)
• Quanto custa Uma volta sai por 19 euros, 25 voltas custam 340 euros
• Quem organiza O próprio autódromo, www.nuerburgring.de Nürburgring já foi a maior pista entre as que fizeram parte do calendário da Fórmula 1 e uma das mais difíceis. Não desgrude os olhos dos retrovisores e acelere dentro de seu limite. Carros de locação não são permitidos, a menos que a companhia tope refazer o contrato. Pode-se alugar um Porsche Cayman por 900 euros, com seguro incluído.
Hockenheim (96 km ao sul de Frankfurt ou a 115 km de Stuttgart, na Alemanha)
• Quanto custa Cada volta sai por 15 euros
• Quem organiza O próprio autódromo,www.hockenheimring.com em horários determinados, os 4 574 metros do veloz circuito de Hockenheim abrem para amadores e carros de passeio (veja o calendário no site www.hockenheimring.com).
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008
Que tal dar uma voltinha???
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário